Configurando um novo dispositivo

Mobuss Client

  • Instalando o Mobuss Client
  • Localizando o identificador do dispositivo
  • Mobuss Construção

  • Cadastrando um dispositivo móvel
  • Liberando licenças para o dispositivo móvel
  • Liberando o dispositivo para a Obra
  • Instalando ou atualizando o Mobuss Construção
  • Realizando a primeira importação de dados

  • Mobuss Client

    O Mobuss Client é um aplicativo que gerencia o controle de atualização de versões dos Apps Mobuss, além de funcionar como Home para o dispositivo, possibilitando o bloqueio de acessos a outros aplicativos do dispositivo móvel, caso a empresa assim o desejar.

    Este aplicativo é essencial para o funcionamento correto do App Mobuss Construção.

    Instalando o Mobuss Client

    1. A partir do dispositivo móvel a ser configurado, acessar o link de acordo com o portal utilizado e clicar no botão “Baixar Mobuss Client” ou utilizar o QRCode abaixo para realizar o download.

    Client Mobuss
    http://help.mobuss.com.br/construcao/client

    Client Mega-Mobuss
    http://help.mobuss.com.br/construcao/client/mega

    Atenção: caso o download do aplicativo seja feito a partir de um computador, será necessário copiar o arquivo de instalação do App para um diretório no dispositivo móvel (através de um cabo USB ou bluetooth, por exemplo). Este processo pode variar entre dispositivos de marcas diferentes, consulte o website do fabricante para mais detalhes.

    2. Na barra de notificações ou na pasta de download do dispositivo, tocar no arquivo correspondente ao “Mobuss Client” e na sequência na opção “Instalar”, aguardando até o término da instalação.

    Localizando o identificador do dispositivo

    1. Localizar e acessar o App Mobuss Client no dispositivo. Caso seja o primeiro acesso, após a instalação do aplicativo, será necessário conceder permissões, que serão exibidas na tela.

    2. Após abrir o aplicativo, toque na opção “Sobre”, que pode estar representada através do ícone destacado no quadrado amarelo.

    3. O identificador do dispositivo será apresentado na tela, sendo composto pelo prefixo AND_ e seguido de números e letras.

    Atenção: caso o aplicativo tenha sido recém instalado, anote o identificador para que o dispositivos seja cadastrado no Portal Mobuss Construção.

    Mobuss Construção

    Cadastrando um dispositivo móvel

    1. No Portal do Mobuss Construção, acessar o menu Administração > Dispositivos > Gestão.

    Nota para administradores do sistema: é necessário para acesso a tela a permissão “Portal - Dispositivos e Licenças”.

    2. Clicar no botão “Incluir Dispositivo”;

    3. Informar os campos:

       - “Identificador do Dispositivo”: identificador do dispositivo fornecido pelo App Mobuss Client. (Ver Localizando o identificador do dispositivo)

       - “Apelido”: utilize este campo para nomear o dispositivo para que seja facilmente reconhecido.

       - “Modelo e Versão”, selecionar a opção “Google – Smartphone” caso o dispositivo for um celular/smartphone ou “Google – Tablet” para tablets.

    4. Clicar no botão “Salvar dispositivo”.

    Liberando licenças para o dispositivo móvel

    Em um dispositivo já cadastrado é possível fazer a liberação de licenças dos Módulos adquiridos pela empresa.

    1. Caso você não esteja na tela de Cadastro de Dispositivo, acessar o menu Administração > Dispositivos > Gestão, consultar e editar o cadastro do dispositivo;

    2. Selecionar a aba “Licenças”, clicar no ícone de lupa para seleção do módulo a ser liberado e confirmar a partir do botão “Adicionar”.

    Liberando o dispositivo para a Obra

    Esta liberação é obrigatória para que o dispositivo receba informações das obras que estejam associados a ele.

    1. Acessar o menu Informações Gerais > Obras > Gestão;

    Nota para administradores do sistema: é necessário para acesso a tela uma das permissões a seguir: “Portal - Informações de Todas as Obras”, “Portal - Informações Gerais” ou “Portal - Informações Gerais de Obras”.

    2. Consultar e editar a obra que se deseja fazer a liberação;

    3. Clicar na opção “Dispositivos” da seção “Configurações” e na sequência no botão “Liberar Dispositivos para a Obra”.

    4. Localizar o dispositivo pelo Apelido ou pelo Identificador e selecionar a linha correspondente ao que deseja fazer a liberação;

    5. Clicar em “Confirmar Seleção”.

    Instalando ou atualizando o Mobuss Construção

    Atenção: Atualize a versão somente quando não houver nenhum dado sendo recebido ou transmitido no dispositivo móvel.

    1. No app Mobuss Client, instalado no dispositivo móvel, toque na opção “Validar versões”, que pode estar representada através do ícone destacado no quadrado amarelo. Esta ação realizará o download do app Mobuss Construção e ao término apresentará uma mensagem informativa.

    2. Ao término do download, verificar a barra de notificações. Na barra de notificações deve haver uma mensagem que apresentará a versão à ser instalada. Toque nesta notificação para continuar com a instalação.

    3. Ao final da instalação, seu dispositivo estará configurado para uso, bastando apenas realizar uma importação de dados inicial.

    Atenção: Caso haja algum problema no cadastro do dispositivo será apresentada, na barra de notificações, uma notificação de erro semelhante à imagem abaixo. Para mais detalhes sobre os erros de sincronismo, acesse a opção Detalhes.

    O mesmo procedimento é válido para os demais Aplicativos (Catraca, Client ou Plugin)

    Realizando a primeira importação de dados

    O Mobuss Construção é um app que funciona de forma offline para auxiliar em diversos processos no canteiro de obras, sendo necessário que seja feita uma importação de dados sempre que desejar buscar dados do servidor para o dispositivo móvel.

    Caso seja o primeiro acesso, após a instalação do aplicativo, será necessário conceder permissões, que serão exibidas na tela.

    No smartphone

    1. Após acessar o app Mobuss Construção, logo na tela de login, estará disponível o ícone que é utilizado em todo o aplicativo para importação de dados, em destaque no quadrado amarelo. Ou então a partir do menu de mais opções, opção com 3 (três) pontos, na opção “Importar”.

    No tablet

    1. Após acessar o app Mobuss Construção, logo na tela de login, estará disponível um menu de mais opções, os 3 (três) pontos. Após tocar nele, selecione a opção “Importar Informações do Servidor”.

    2. Independente se o dispositivo é um tablet ou um smartphone, na barra de notificações do dispositivo, será possível verificar o andamento da importação dos dados.

    3. Ao término da importação o app estará disponível para uso, bastando utilizar o usuário e  senha para ter acesso às funcionalidades.

    Atenção: Caso haja algum problema na sincronização (importação ou exportação) de informações será apresentada, na barra de notificações, uma notificação de erro semelhante à imagem abaixo. Para mais detalhes sobre os erros de sincronismo, acesse a opção Detalhes.